quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Só clássicos!


MATAR OU MORRER (HIGH NOON/EUA/1952)

Will Kane (Gary Cooper) é um xerife que fica sabendo na hora de seu casamento que ao meio-dia chegará um trem trazendo Frank Miller (Ian MacDonald), um criminoso que mandou para a cadeia e planeja se vingar. Apesar de Amy (Grace Kelly), sua noiva quaker, argumentar que devem ir embora, ele acha que fugirá para sempre se não enfrentar a situação. A população (com raras exceções) se refugia sem ajudá-lo, apesar dele pedir aos cidadãos para enfrentarem o pistoleiro e seus cúmplices.



                            
                                    
                                                   BEN HUR (EUA/1959)
                                 
Em Jerusalém no início do século I vive Judah Ben-Hur (Charlton Heston), um rico mercador judeu. Mas, com o retorno de Messala (Stephen Boyd), um amigo da juventude que agora é o chefe das legiões romanas na cidade, um desentendimento devido a visões políticas divergentes faz com que Messala condene Ben-Hur a viver como escravo em uma galera romana, mesmo sabendo da inocência do ex-amigo. Mas o destino vai dar a Ben-Hur uma oportunidade de vingança que ninguém poderia imaginar. Vencedor de 11 Oscar.


                                     
                                      A MARCA DA FORCA   (Hang 'Em High, EUA, 1968)

 Eles o cravaram de balas. Eles o penduraram pelo pescoço. Eles o deixaram para morrer. Mas eles cometeram dois erros fatais: eles tentaram enforcar o homem errado, e não terminaram o trabalho. Em seu primeiro western americano, Clint Eastwood cravou seu marco como o maior “durão” do cinema – tinha a cabeça fria, era feito de aço, e possuía um eterno desejo de vingança.Oklahoma, 1873, Jed Cooper, confundido com um trapaceiro e assassino, é linchado pelo corrupto homem-da-lei Capitão Wilson e seu grupo de vigilantes. Mas assim que eles deixam a cena do crime, esquecem de um importante detalhe: eles deixaram cooper vivo! Em busca da justiça – e vingança – Cooper aceita o trabalho de oficial local, e caça um a um, todos os nove homens que o maltrataram.





                                         RASTROS DE ÓDIO (THE SEARCHERS/EUA/1956) 


Ethan Edward(John Wayne), um ex-soldado Confederado, volta para casa da Guerra Civil e descobre que sua família foi massacrada e sua sobrinha capturada por índios Comanche. Ele jura resgatar a jovem e viaja por cinco anos para cumprir sua missão, mas, quando enfim encontra a sobrinha, Edwards percebe que ela assimilou o modo de vida e costumes indgenas.  Um clássico inesquecível do mestre John Ford.






                                   E O VENTO LEVOU (GONE WITH THE WIND/EUA/1939) 
  
Narra a complicada vida de Scarlet O’Hara (Vivien Leigh), seus amores e desilusões em um período que tem a Guerra Civil Americana como pano de fundo. Clark Gable é Rett Butler, um vivido aventureiro que passa pela vida de Scartlet, em uma relação de amor e ódio marcada por conflitos já clássicos e cenas inesquecíveis de amor. Praticamente o inventor das telenovelas, devido aos conflitos constantes de emoções manifestadas e o romance como tema – não necessariamente por uma outra pessoa, e sim por uma causa, lugar ou qualquer outra coisa que se refira sentimentalmente ao personagem.  



                     OS DEZ MANDAMENTOS (THE TEEN COMMANDMENT/EUA/1956)     

     
Um brilhante e espetacular evento cinematográfico, poucos filmes podem ser igualados ao esplendor da refilmagem de Cecil B. DeMille, realizada em 1956, do épico Os Dez Mandamentos. Filmado no Egito e no Sinai, em um dos maiores cenários construídos para um filme, esta versão conta a história da vida de Moisés(Charlton Heston), favorito na corte do Faraó, que deu as costas a uma vida de privilégios para liderar seu povo em busca da liberdade..




                                        DUELO AO SOL (DUEL IN THE SUN/EUA/1946)

                       No Velho Oeste, o amor de uma linda mulher é disputado por dois irmãos. Clássico western produzido por David Selznick especialmente para Jennifer Jones. O fime conta também com momentos picantes, fato incomum nos westerns e com um duelo final trágico e emocionante entre os amantes Jones e Peck, que vão até as últimas conseqüências numa relação explosiva de amor e ódio.       

                                                     


                               A GUERRA DO FOGO  (La Guerre du feu, 81, FRA/CAN)                                                                           

A Guerra do Fogo conta a saga de uma tribo e seu líder, Naoh, que tenta recuperar o precioso fogo recém-descoberto e já roubado. Através dos pântanos e da neve, Naoh encontra três outras tribos, cada uma em um estágio diferente de evolução, caminhando para a atual civilização em que vivemos.Os sons e a linguagem embrionária do filme são criações do escritor Anthony Burgess, o mesmo de Laranja Mecânica. Mistura de ficção científica e aventura, o filme é uma perfeita reconstituição da pré-história, tendo como eixo a descoberta do fogo. Fantástico e visionário, o filme é uma aula de história 


                                                   
                     O HOMEM QUE SABIA DEMAIS (Man Who Knew Too Much, The, 1956)
 
Clássico de Alfred Hitchckok. Pouco antes de morrer, um espião inglês conta para o doutor Ben McKenna e sua esposa Jo, dois turistas inocentes, algum segredo que os envolve em um caso internacional de espionagem. Seu filho é seqüestrado e, sem saber em quem confiar, eles tem de lutar para recuperá-lo.
                                                             



                                                   

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog, está muito show!! É um presente para os apaixonados pela sétima arte...
    bjos

    ResponderExcluir